Sala + Cozinha + Varanda: que tal apostar em ambientes integrados?

Tem sido cada vez mais comum receber, aqui no escritório, clientes que desejam integrar os espaços de convivência de sua casa. Com menos alvenarias e obstáculos visuais ou verticais, a casa ou apartamento pode passar uma ideia de amplitude e, é claro, além de aproximar as diferentes rotinas e usos da residência.

Para receber esse tipo de projeto também é ideal. Já pensou o quão divertido pode ser cozinhar enquanto conversa com os convidados? Sem as paredes que delimitam os espaços situações como estas vão virar rotina.

Mas nem só de festas vivem esses espaços. Um cantinho de trabalho, pode ser agregado aos ambientes integrados, sim. É importante que em uma conversa preliminar com o arquiteto todos esses pontos sejam alinhados. Aliás, essa parte do papo com o cliente é uma das mais fundamentais para mim. No final das contas, é você que vai usufruir do projeto e, assim como eu, os demais colegas precisam tomar conhecimento do uso pretendido.

Foi exatamente esse tipo de troca entre cliente e arquiteto que me permitiu fazer significativas mudanças no projeto do apartamento da Rita e da Aline, respectivamente, mãe e filha. Transformamos o banheiro de serviço em lavanderia, com tanque e máquina de lavar-roupas. Assim, foi possível ampliar a cozinha, que também teve o tradicional balcão da cozinha americana retirado. Com o espaço que ganhamos foi possível inserir uma ampla mesa de jantar, um desejo antigo da família. O espaço da sala foi plenamente usado para estar, se integrando a varanda. Na divisória, colocamos portas que correm todas para um lado só.

Na decoração desse tipo de proposta deve-se observar com bastante atenção a que se propõe o projeto. Em todo caso, poltronas, pufes, bancos são sempre bem vindos pois são versáteis e mais leves, no caso de mudança de layout. Já os tapetes, adornos, quadros, e as plantas podem trazer aconchego e personalidade aos ambientes.

A proposta das circulações livres é perfeita para casas e apartamentos pequenos. Em imóveis maiores essa integração é opcional.

Nas minhas redes sociais eu conto outras histórias de clientes que, assim como a Aline e a Rita, apostaram nos ambientes integrados. Espero vocês por lá. Semana que vem estou de volta com mais um tema. Está curioso para ver algum assunto específico? Deixe sua sugestão nos comentários. Tchau!

david

Leave a Comment