3 tendências do Salão Internacional do Móvel de Milão pra botar em prática já
O que mais me chamou atenção no evento que movimentou o universo da arquitetura e a decoração no começo do mês
Realizada de 4 a 9 de abril deste ano, a 56ª edição do Salão Internacional de Milão colocou em evidência as novas tendências mundiais em mobiliário. Referência mundial para o setor de móveis domésticos, a feira teve sua 1º edição em 1961 e desde então é uma verdadeira meca para arquitetos e decoradores em todo mundo.
Este ano eu não consegui estar fisicamente presente no evento, mas acompanhei tudo pela internet e compartilhei o que achei de mais relevante no meu perfil no Instagram. No meio de tanta informação e novas possibilidades apontadas por alguns do mais brilhantes profissionais do mundo, três tendências apontadas no Salão Internacional do Móvel de Milão me chamaram mais atenção e destaco-as a seguir:
As cores
Tanto no mobiliário de escritório quanto no residencial, os tons pastéis dominaram o Isaloni – como é popularmente conhecido o evento. Ainda nesse quesito, tonalidades mais escuras dialogando dentro de uma mesma gama de cor, conferiram um tom todo especial aos ambientes. Essas novas possibilidades, encontraram em materiais de uma riqueza artesanal enorme – como tapetes de uso externo e interno – a plataforma perfeita para protagonizar a decoração.
O mobiliário de escritório
Os móveis de escritório apresentaram uma preocupação maior com conforto e ergonomia. Mais coloridos e sem a sisudez, que há algum tempo se acreditava ser própria dos ambientes de trabalho, as propostas, de forma geral, tinham características mais aconchegantes, mas sem perder o estilo, é claro. O design, por sinal, como sempre, surpreendeu com ousadia e inventividade.
A iluminação
A tecnologia, como todos sabem sempre foi uma grande parceira da arquitetura. Isso ficou claro no Isaloni. Os novos designs e as novas propostas de ambientes focais foram, na minha opinião, o ponto alto do evento. Nos ambientes apresentados ao público também foi possível ver a força do LED enquanto tendência. Mais econômicos e repleto de possibilidades estéticas as luminárias nesse material vieram pra ficar.
Mas e quando essas tendências vão se tornar realidade?
Hoje! Ou melhor, ontem. Com os fornecedores certos e com a orientação correta, todas as direções apontadas pelo Isaloni podem se tornar realidade já. Seja aqui em Fortaleza ou em qualquer lugar do mundo.
Na aba Projetos Online, você pode, sem sair de casa, pedir um orçamento para mudanças na decoração dos ambientes ou para pequenas intervenções. Me acompanhe também nas redes sociais. Sempre que possível, vou tentar acompanhar esses grandes eventos mundiais, seja pela internet ou fisicamente. Inclusive já tem viagem marcada! Mas isso é assunto pra outra hora.