Tudo o que você precisa saber sobre papel de parede
Sabe aquela parede da sua casa, meio sem graça, e que parece não combinar com nada? Se a tinta não resolve e quadros e objetos decorativos também não, que tal apostar em um belo papel de parede? Embora não seja uma unanimidade na maioria dos lares brasileiros, o artigo pode ser uma boa opção para adicionar charme e beleza aos ambientes.
Os papéis de parede surgiram na China, eram feitos de forma rudimentar à base de papel de arroz e não possuíam qualquer decoração. Chegaram ao Brasil no período colonial, mas só se tornaram mais populares por aqui na década de 60. Até hoje algumas pessoas são resistentes ao seu uso, muito por não conhecerem o material que pode ser aplicado nos mais variados ambientes – residenciais e comerciais.
Atualmente o mercado produz inúmeros tipos de papel de parede, sendo que os mais comuns são os de celulose, vinílicos e TNT (tecido-não-tecido) – compostos de celulose e poliéster. O vinílico é o mais resistente à ação da umidade, pode ser aplicado em superfícies irregulares e pode ser limpo com detergente. Apesar desta exceção, é necessário deixar claro que a regra geral sobre papéis de parede é aplicá-los em em parede lisa após duas demãos de selador acrílico.
Assim como uma cor de parede, a escolha do papel deve ser bem feita para que você possa se acostumar e se sentir bem no espaço. O tipo de desenho pelo qual irá optar está muito mais relacionado ao gosto que qualquer outra coisa. Não tem opção ultrapassada ou fora de moda, embora os fabricantes criem tendências de tempos em tempos, como tudo na decoração. Hoje existem, inclusive, empresas que fabricam o papel personalizado, ou a partir de um desenho base, aplicando a cor que você definir ou a partir de um desenho que você forneça.
Podemos encontrar papel de parede em lojas especializadas e/ou em lojas de material de construção, lojas de móveis e artigos para casa. Geralmente se vende por rolo. Um rolo cobre, em geral, 5 metros quadrados ou 10 metros de comprimento. Peça ao vendedor para fazer as contas. Se o papel tiver estampa, esse cálculo muda, pois terá que considerar a perda que corresponde ao encaixe dos desenhos na hora da aplicação.
Seja em um cômodo, em todas as paredes da casa ou apenas em um detalhe, o papel de parede confere um toque diferenciado ao espaço. Vale à pena investir. Trabalho com esse tipo de material e indico.
Na próxima reforma reserve um espaço para apostar neste artigo e vá se acostumando aos poucos. Se a dúvida persistir, acesse a aba Projetos Online na parte superior do site, faça um orçamento e tenha um projeto de decoração com o papel de parede perfeito. Me siga nas redes sociais e saiba mais sobre papéis de parede durante a semana.