[Quem casa, quer casa] – Sala: a primeira impressão é a que fica
Maio é o mês das noivas e, justamente por isso, desenvolvemos uma série de postagens especiais sobre os diferentes cômodos da casa. Afinal, quem casa, quer casa.
A campainha toca, você se apressa para abrir a porta. A chave gira, surge uma fresta. Os olhos do visitante examinam todos os pontos com atenção. Pronto! São alguns segundos que revelam, que deixam uma forte impressão. Se a casa diz muito sobre quem mora nela, é a sala a grande responsável pelas primeiras ideias sobre a residência.
Planejar a decoração de uma sala de estar é um dos itens mais importantes quando penso em um projeto residencial. É o coração e o cartão de visitas da casa. O cômodo deve expressar toda a personalidade do morador, casal ou da família, com objetos pessoais e toques únicos em cada cantinho. Isso, no entanto, também configura um grande desafio para nós, arquitetos.
É na sala de estar que os moradores querem mostrar seus objetos de viagem, obras de arte, livros e coleções. É sempre um desafio integrar esses itens de estimação de forma harmônica com a proposta pensada para o ambiente. Para recém-casados, foco da nossa série, é ainda mais desafiador. São duas pessoas com referências, preferências e histórias diferentes. Chegar a um acordo é primordial e os arquitetos e decoradores agradecem.
Leia também: Como usar cores na decoração sem parecer infantil?
Para esse público, que normalmente começam a vida a dois em apartamentos ou casas menores, uma dica é valiosa. Cores claras, cortinas leves e móveis sob medida são trunfos que você pode usar para aumentar a sensação de amplitude. Os ambientes integrados, aqueles que misturam sala, cozinha e varanda – e dos quais já falamos aqui no blog – também podem ser uma escolha interessante.
Os ambientes integrados, são, por sinal, uma forte tendência no mercado. Outro ponto que deve ser considerado é a tecnologia. Para o terror das noivas, a transmissão do futebol de quarta e domingo e o videogame com os amigos são eventos indispensáveis para a maioria deles. Ao invés de lutar contra, é muito melhor aceitar, sofrer menos e já pensar em um cômodo preparado para abrigar essas reuniõezinhas.
O espaço para os aparelhos eletrônicos, sofás amplos e confortáveis, além de uma grande TV vão fazer a alegria dos maridos. Vocês estão casados e o uso que ambos pretendem fazer da casa deve ser considerado.
Uma última dica!
Se, assim como eu, você está sempre buscando uma novidade e cansa facilmente da mesma decoração, uma dica que vale ouro é entender que pequenas mudanças podem fazer toda diferença.
Muitas vezes apenas mudar os quadros de lugar, trocar a cor das paredes e dispor um ou outro objeto de uma forma diferente já pode transformar um espaço. A troca de almofadas, mantas e tapetes também são ótimos trunfos para renovar uma sala sem precisar gastar muito dinheiro.
Leia também: 3 tendências do Salão Internacional do Móvel de Milão pra botar em prática já
Se estiver pensando em mudar também a disposição de móveis, cuidado! Fechar áreas de circulação de vento ou expor o mobiliário a condições climáticas que podem danificá-lo são pontos de atenção que devem ser observados.
Está na dúvida? Na aba Projetos Online você pode seguir o passo a passo e mudar a decoração da sua casa em com apenas alguns cliques e por um preço justo. Durante a semana vou dar mais algumas dicas nas minhas redes sobre o assunto, fico te esperando por lá. Na semana que vem, a série continua e é a hora de falar das varandas. Até mais!
Me siga no Instagram
Curta Tatiana Mello Arquitetura no Facebook