7 coisas que nenhum arquiteto deveria fazer

Essa é a minha lista. Concorda? Discorda? Quer acrescentar algo? Deixa nos comentários que a gente vai conversando.

Não cobre por m²

O m² não diz nada sobre o projeto. Procure desenvolver uma noção de tempo gasto para cada tarefa e assim precificar melhor o seu projeto.

 

Não envie proposta por e-mail

O seu poder de persuasão é importantíssimo e algumas vezes pode não ficar muito claro para o seu cliente onde você chegar. O olho no olho é fundamental.

 

Não pratique preços abaixo do mercado

Quando você faz isso, além de se puxar para baixo,, você puxa todo um mercado e expectativas de vida, de crescimento e lazer suas e de outros profissionais com você. Por isso fique sempre atento ao que o mercado está praticando.

 

Não se formar sem praticar

No meu tempo de faculdade, até recebi conselhos que o ideal era que eu me formasse com uma visão limpa e que o contato com outro arquiteto poderia me influenciar a ter a visão dele. Naquela época isso podia até fazer sentido, hoje em dia com certeza não faz mais.

 

Não trabalhe em horário indevido

Cuidado com o Whatsapp. É fundamental que você saiba dividir trabalho e vida pessoal. Até porque o seu tempo deve ser o medidor de preço. Se você não administrar, como fará?

 

Não esqueça da funcionalidade

Quando desenhamos é muito comum deixarmos nos levar pela imaginação, mas devemos colocar o pé no chão e algum momento e pensar se o que foi idealizado é realmente funcional.

 

Não faça sempre o mesmo projeto

Procure ouvir, conversar e entender o seu cliente. Ter um estilo é legal, mas lembre que como arquiteto você está prestando um serviço para o outro e com ele que o ambiente deve se conectar em primeiro lugar. Personalização é fundamental.

 

E é isso. Me siga nas redes sociais e se inscreva no meu canal no Youtube pra não perder nenhum vídeo.

david