6 dicas para te inspirar na decoração da sua casa ou apartamento na praia
Não sei se por uma característica forte do meu trabalho ou por um perfil específico dos meus clientes, mas sempre que tive em minha mãos a possibilidade de projetar ou decorar um imóvel na praia, a praticidade foi o norte do processo criativo e a primeira e maior exigência.
Dito isto, separei 6 dicas pra te inspirar na hora de decorar um apartamento ou casa de praia. Lembrando que esta é a minha opinião e que eu também quero ouvir a sua nos comentários.
Confira:
1 – Invista na praticidade
Apartamento ou casas de praia não são apartamentos ou casas NA PRAIA. Esse imóveis devem ser pensados a partir das necessidades e da dinâmica de uso dos espaços. Por exemplo, as crianças provavelmente virão molhadas da praia ou da piscina, então atenção aos revestimentos e pisos. O ideal, na minha opinião, é o porcelanato sem o polimento, por ser menos escorregadio. Lembre que a praticidade está ligada ao uso das coisas e a depender da situação pode ser necessário fazer um investimento maior, como é o caso das varandas gourmet. Para o revestimento de bancadas, indico o quartzito, uma das pedras mais resistentes que temos no mercado e que também é indicada para manipulação de alimentos.
2 – Só o necessário é necessário
Cuidado com os armários, eles podem criar mofo. Os tapetes também não são fundamentais neste ambiente, assim como determinados tipos de móveis e com o tipo de iluminação, por se tratar de um ambiente mais despojado. Pense acima de tudo que aquela não é a casa em que você efetivamente mora, mas sim um espaço, que apesar de seu, foi feito para fins de semana ou curtas temporadas.
3 – Pense nos espaços
Ainda na linha de “só o necessário importa”, pense que quando você vai passar um fim de semana na praia, dificilmente estará só. Irmãos, primos, cunhados, amiguinhos dos filhos: se tem mais gente que no dia a dia da sua casa, esse é mais um motivo para não colocar tantos móveis ou peças decorativas.
3 – Tecidos
Impermeabilizante e resistente a sol e chuva sempre. Pense que devem ser os mesmos que usamos nas varandas e áreas de lazer das nossas casas na cidade.
4 – Os Quartos
Normalmente não vamos para a praia com uma mala muito grande e temos que ter isto em mente ao pensar os espaços de guardar as roupas. Invista em módulos com prateleiras e um varão simples. Uma cômoda no máximo. Para guardar a roupa de cama que fica na casa, basta um móvel de treliça ou algo do tipo. No quarto das crianças, um beliche é o ideal, pois como disse no item anterior, você provavelmente não irá só. E mais uma dica: um dos meus clientes fez questão de abrir mão da TV no quarto das crianças. Como a ideia é aproveitar o contato com a natureza e viver o máximo aquele tipo de entretenimento, que nem sempre está disponível, essa pode ser uma boa.
5 – A cozinha
Esse sim é provavelmente o lugar que mais irá agregar na casa ou apartamento. No caso da louça e dos utensílios, pense sempre na quantidade de pessoas que vai com você, no número de pessoas ou na pessoa que irá cozinhar. O trivial é geladeira, fogão e purificador de água, a partir daí é só pensar no próprio uso.
6 – Cores
Há uma tendência ao azul e branco, mas no meu projetos sempre adiciono outras cores, como o verde, bege, amarelo. Tenha em mente as cores mais claras.
É isso! Gostou? Se sim, me siga também nas redes sociais para mais dicas e inspiração: No Facebook e no Instagram.
Para ter um projeto personalizado para sua casa, clique na aba Projetos Online e saiba como transformar sua decoração em apenas alguns cliques.