O passo a passo e o processo criativo no projeto de interior de uma casa

Olá! Hoje vamos falar de um projeto no qual fui contratada para fazer a arquitetura de interiores. Uma colega, com a qual o casal já estava habituado trabalhar, já tinha feito o projeto a nível de prefeitura, mas não definiu nada interno. Então, vamos dizer que recebi uma obra crua. Sendo assim, fomos contratados para definir tudo: acabamento, revestimento, iluminação, forro e toda a parte de mobiliário.
O projeto em questão é uma casa de 900 m² e dois andares para uma família de quatro pessoas. Uma das exigências do casal era não pesar tanto a mão em um conceito, pois eles não sabiam quanto tempo iam ficar aqui na cidade e queriam deixar o imóvel pronto para a venda sem precisar mexer muito. Outra coisa que ficou clara em nossa conversa inicial, foi que eles eventualmente recebem a visita dos pais de cada um, o que demandaria dois quartos no andar de baixo. Desta forma, o programa da casa ficou sendo: varanda gourmet, escritório, sala, cozinha, duas suítes (uma para os pais dele e outra para os pais dela), além da dependência de empregada com área de serviço; No pavimento superior, são 4 suítes – sendo uma de hóspede – e um sala para home cinema.

Em meus projetos, sempre passo um questionário para o cliente, onde vislumbro ter informações mais detalhadas sobre o que se espera do resultado. As perguntas vão desde especificações até a rotina da casa/apartamento/escritório. Neste aspecto, duas das coisas que mais demoro a entender e das quais preciso do máximo de informação são cozinha e closet, por serem mais pessoais do uso da família e individual. No caso desta casa, além dos closets – todos os quartos têm – ainda existem duas enormes rouparias. Então temos que paginar prateleiras e vãos de guardar de maneira muito específica e a colaboração do cliente nessas horas é fundamental.

Uma curiosidade que apareceu nesse momento foi que o closet precisava ter espaço para a enorme árvore de natal da família – quase 2 metros. Um fato que me deixa ainda mais segura da minha forma de trabalhar. A conversa é fundamental. E norteia o projeto.

Depois dos pedidos continuamos nos falando. É a fase da adequação destes desejos. Alguns, por motivo de espaço ou encaixe fica de fora e é ótimo poder contar com o cliente nesta tomada de decisão. Nesse projeto, especificamente, reduzimos o tamanho da adega que eles queriam para que a cozinha comportasse outros itens imprescindíveis.

The gallery was not found!

A partir daí entram minhas sugestões e o meu entendimento do que fica melhor para aquele projeto. Na sala, optei por adquirir um mobiliário novo, pois como tínhamos um cômodo para home cinema, o ambiente da sala do térreo seria quase que exclusivamente de estar e o sofá que a família tinha não fazia sentido, pois era bem característico dos sofás de ver TV. Minha sugestão foi partir para algo mais sofisticado e em linhas retas, até em função do estilo de casa.
Apesar de ter uma cara neoclássica, o casal optou por não imprimir este estilo na decoração da casa. A sala de jantar, por exemplo, embora a mesa seja em laca com vidro, puxando para uma pegada mais clássica, tem cadeiras mais modernas, uma releitura na verdade. Como um todo, optei por deixar a casa o mais clean possível, permitindo assim a entrada de objetos decorativos de diferentes épocas e influências sem causar confusão de informação e sem deixar over. Tudo o mais atemporal possível, até pela possibilidade sinalizada logo de início de venda da casa. Este conceito quase minimalista norteou toda a decoração, exceto nos quartos dos filhos, onde atendemos o desejo e recriamos o universo favorito de cada um. No mais, o quarto de casal, banheiros e demais cômodos seguiram a pegada clean definida.

The gallery was not found!

Essa casa é prova viva que ao optar por uma decoração mais limpa não necessariamente estamos abrindo mão do luxo. Cliente satisfeito, arquiteta satisfeita e a certeza mais uma vez que a conversa e estar ao lado do cliente no processo criativo são o caminho mais certo.

Gostou? Me segue nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas. Quer dar um up na sua casa? Clique em Projetos Online e descubra como. Até a semana que vem.

david

Leave a Comment