Automação: O que é? Como usar? E o futuro

Durante todo o mês de agosto estaremos falando de pequenos detalhes que fazem a diferença em uma obra. Pra começar, a comodidade que a tecnologia pode trazer para nossa casa

Na foto, um exemplo de iluminação integrada

A automação de casas e escritórios vem se mostrando um grande aliado dos arquitetos nos projetos, criando um sistema inteligente que proporciona um uso mais racional e confortável dos recursos da casa e dando mais conforto e segurança aos clientes. Em bom português, significa mover-se por si. Ou seja, é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.

O serviço – comum na indústria há muito e que até bem pouco tempo era visto como inacessível para uso residencial -, já é uma realidade para o mercado hoje em dia, com valores bem mais diversos e com inúmeras marcas e possibilidades de arranjos de usos. Sonho de consumo de muita gente, os home theaters e os home cinema são um belo exemplo de como a automação já adentrou as portas de casa. Além, de ter mudado radicalmente as formas de se pensar os sistemas de segurança e a iluminação dos ambientes.

Diferente do que se pensa, a instalação do serviço não é um atestado de conta de luz mais cara. Em escritórios, por exemplo, as luzes podem acender ou apagar conforme a iluminação natural vai aumentando ou diminuindo. A temperatura também pode variar de acordo com quantidade de pessoas no ambiente. Sendo assim, em ambos exemplos, o que se propõe é uma racionalização de recursos prediais. E sem desperdício, o que se espera é, na verdade, uma significativa economia.

Na hora da instalação

Agora que você já conhece os ganhos que a tecnologia pode oferecer, deve estar pensando em adaptar tudo amanhã, né? Calma! O ideal é planejar sempre tudo antes de se iniciar a reforma, pois assim evitamos quebra-quebra indesejados.

É importante pensar também na real necessidade e na utilização das coisas. Não é só porque se pode, que se deve fazer. Afinal, porque instalar um home cinema se não gosta de filmes, por exemplo? Muitas vezes, você pode precisar de algo muito mais simples, como apenas fechar ou abrir a cortina enquanto está deitado na cama. Portanto, as motivações do uso de tecnologia e automação em cada caso parte de questões de conforto, lazer e segurança importantes para os moradores da casa.

Ter um verdadeiro cinema em casa é possível quando se investe em automação

É o futuro? Até onde a tecnologia pode nos levar?

Quando falamos em tecnologia, o céu é o limite. Contudo, em relação a automação de edificações ainda existem algumas barreiras a serem transpostas. Nem tanto pela questão do conhecimento tecnológico, mas pela questão financeira, que ainda requer um investimento considerável para intervenções que fujam do básico, embora com o passar do tempo e a maior procura pelos sistemas automatizados, a tendência seja o custo baixar.

Quando isso acontecer – espero que em um futuro próximo -, a tendência é termos toda a casa comandada por voz ou por gestos feitos com a mão, uma acender das luzes ao estalar dos dedos ou até mesmo um refrigerador inteligente que te avise no celular quando estiver faltando algum alimento. Facilidades que se tornarão cada vez mais comuns e que chegaram pra fazer parte de nosso dia a dia, proporcionando maior conforto, segurança e economia de recursos.

 

Gostou? Fique atento às minhas redes, ainda esta semana trataremos mais do tema. Acesse a aba Projetos Online e tenha comodidade e qualidade em sua pequena reforma. Até mais!

david

Leave a Comment